graffiti, streetart, urban photography, fine art, photography art, art, spray paint, female artist, ananda nahu, izolag, firme forte, firme forte records, nordeste, juazeiro, bahia, fotografia, artistas, pintura, stencil art, stencil graffiti, streetart

Firme Forte Records

Firme Forte Records é uma gravadora de pinturas e nasceu da união entre Izolag Armeidah e Ananda Nahu. Izolag trabalhava com couro, fotografia e realizava ações de pinturas e colagens nas ruas de Salvador e pelo interior baiano, Ananda trabalhava com fotografia e técnicas de gravuras como Litogravura, Gravura em Metal e Serigrafia e desenvolvia trabalhos de pesquisa com Posters e Cartazes. 

Em 2005 na Faculdade de Belas Artes da UFBA, onde cursavam o curso de Artes Plásticas, começam a pintar juntos e desenvolvem a técnica de stencil, gravura que consiste em obter uma imagem ou forma através do molde vazado. O stencil foi a primeira técnica de gravura desenvolvida que se tem noticia, suas primeiras aparições são encontradas na pré historia, com as pinturas em negativo de mãos nas paredes das cavernas. O Stencil é, portanto, considerado a matriz de todas as técnicas de gravuras. 

Izolag e Ananda produziram inicialmente diversos murais pelas cidades do Nordeste. Ao desenvolver a técnica de Stencil inevitavelmente firmaram uma conexão com mundo da fotografia, e passaram gradualmente a usar suas próprias fotos na composições das obras. Ao colocar em pratica nas ruas e telas o resultado de suas pesquisas e trabalhos com stencil e fotografia que realizaram juntos, idealizaram uma assinatura para essa colaboração e passaram a assinar essas composições especificas como Firme Forte Records. Firme representa Izolag e Forte Ananda. O nome RECORDS foi acrescentado para dar ênfase no critério de trabalharem a principio com a técnica de gravura Stencil,fazendo analogia com a produção do disco de vinil, a imagem é gravada na matriz e dela se retira copias e através disto se obtém a reprodução de imagens, possibilitando os artistas a exporem suas influencias de Arte, Musica e de Vida, criando novos aspectos e estilos baseados na ideias de referencias.

Desta forma, Firme e Forte Records estende os limites das mídias, transformando as batidas sonoras em pinturas solidas com muita tinta em diversos materiais e suportes, onde se transforma em arte gráfica multicolorida, atuando com cartazes, capas de disco, muralismos e fotografias, fazendo uma harmonia da imagem com o som. Firme Forte focaliza a cultura tradicional brasileira, mais especificamente a cultura do Nordeste, com outra visão de possibilidades saindo dos aspectos já desgastados das formulas tradicionais de estereótipos, mixando as culturas em um único proprosito, indo desde caligrafia islâmica, a arte negra ate aos tecidos chinêses. O trabalho da Firme Forte é trazer o novo para o mundo tendo suas raízes fixadas nas referencias históricas e culturais do passado e presente