Firme Forte Records
Firme Forte Records é uma gravadora de pinturas e nasceu da união entre Izolag Armeidah e Ananda Nahu. Izolag trabalhava com couro, fotografia e realizava ações de pinturas e colagens nas ruas de Salvador e pelo interior baiano, Ananda trabalhava com fotografia e técnicas de gravuras como Litogravura, Gravura em Metal e Serigrafia e desenvolvia trabalhos de pesquisa com Posters e Cartazes.
Em 2005 na Faculdade de Belas Artes da UFBA, onde cursavam o curso de Artes Plásticas, começam a pintar juntos e desenvolvem a técnica de stencil, gravura que consiste em obter uma imagem ou forma através do molde vazado. O stencil foi a primeira técnica de gravura desenvolvida que se tem noticia, suas primeiras aparições são encontradas na pré historia, com as pinturas em negativo de mãos nas paredes das cavernas. O Stencil é, portanto, considerado a matriz de todas as técnicas de gravuras.
Izolag e Ananda produziram inicialmente diversos murais pelas cidades do Nordeste. Ao desenvolver a técnica de Stencil inevitavelmente firmaram uma conexão com mundo da fotografia, e passaram gradualmente a usar suas próprias fotos na composições das obras. Ao colocar em pratica nas ruas e telas o resultado de suas pesquisas e trabalhos com stencil e fotografia que realizaram juntos, idealizaram uma assinatura para essa colaboração e passaram a assinar essas composições especificas como Firme Forte Records. Firme representa Izolag e Forte Ananda. O nome RECORDS foi acrescentado para dar ênfase no critério de trabalharem a principio com a técnica de gravura Stencil,fazendo analogia com a produção do disco de vinil, a imagem é gravada na matriz e dela se retira copias e através disto se obtém a reprodução de imagens, possibilitando os artistas a exporem suas influencias de Arte, Musica e de Vida, criando novos aspectos e estilos baseados na ideias de referencias.
Desta forma, Firme e Forte Records estende os limites das mídias, transformando as batidas sonoras em pinturas solidas com muita tinta em diversos materiais e suportes, onde se transforma em arte gráfica multicolorida, atuando com cartazes, capas de disco, muralismos e fotografias, fazendo uma harmonia da imagem com o som. Firme Forte focaliza a cultura tradicional brasileira, mais especificamente a cultura do Nordeste, com outra visão de possibilidades saindo dos aspectos já desgastados das formulas tradicionais de estereótipos, mixando as culturas em um único proprosito, indo desde caligrafia islâmica, a arte negra ate aos tecidos chinêses. O trabalho da Firme Forte é trazer o novo para o mundo tendo suas raízes fixadas nas referencias históricas e culturais do passado e presente